Programa UNIR Arte e Cultura


Assumindo o seu compromisso de agente fomentador da cultura em nosso estado, a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), da Universidade Federal de Rondônia, promove o seu Programa de Cultura (Programa UNIR Arte e Cultura), com vistas a criar espaços para divulgação da cultura e arte desenvolvida em nosso estado; promover intercâmbio entre os agentes que desenvolvam atividades de cultura; fomentar discussões e contribuir significativamente com a formação de nossos discentes, além de fortalecer as relações entre a Universidade e a sociedade.

 

O Programa UNIR Arte e Cultura é estruturado por meio de oito ações principais:

 

1) Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal de Rondônia

O Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal de Rondônia criar espaços para divulgação da arte e da cultura desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal de Rondônia, promovendo intercâmbio entre os agentes desenvolvedores e criadores de atividades artísticas e culturais tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa, no estado de Rondônia. Pretende provocar debates e discussões sobre arte e a cultura, contribuindo para com a formação artístico-cultural dos acadêmicos da UNIR e da sociedade em geral. Propõe-se a consolidar a Universidade como espaço de difusão e fomento de atividades artísticas e culturais em Rondônia. O Festival é organizado em 7 Eixos: Música; Circo, teatro, dança; Oficinas e Minicursos; Artes Visuais; Livros, Literatura e Poesia; Audiovisual; Manifestações culturais.

 

2) Projeto Depois do Palco

Visa à realização de apresentações artísticas para o público acadêmico, em especial, mas também para o público em geral, com vistas a estabelecer o diálogo interartes e com o público. Após as apresentações acontecem sessões de conversas, de modo a fomentar a cena artística e cultural em nossa universidade.

 

3) Projeto Matinês

O projeto em por objetivo fortalecer a cultura, especialmente no que concerne aos desdobramentos da arte cinematográfica e suas interrelações com a poesia, a literatura, a filosofia, a história, a ciência, a música e outras formas de expressão. A projeção dos filmes e discussões resultantes ocorrem em encontros envolvendo a comunidade e a universidade.

 

4) Projeto Vitrines

O projeto Vitrine pretende ser a ponte e a travessia entre a produção artística acadêmica e a comunidade externa. É um projeto cultural que visa à divulgação, amostras e o intercâmbio entre a Academia e a comunidade externa. Proporcionado a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia a exposição de seus talentos diversos e uma prática de exibição artística contribuindo para a difusão cultural e o desenvolvimento regional e nacional das artes e da cultura acadêmica. Através de edital de chamada pública os acadêmicos poderão apresentar suas propostas de espetáculo artístico, show musical, exposição de artes visuais e outras linguagens que farão parte um “show de talentos” levado a espaços como centros comunitários, escolas públicas, centros de cultura e demais espaços públicos

 

5) Projeto Práticas e Todos os Saberes

O projeto Práticas e Todos os Saberes, pretende compartilhar práticas e saberes acadêmicos com a comunidade externa disponibilizando esses conhecimentos através de oficinas e minicursos de arte, cultura e literaturas que serão definidas através de um edital de chamada pública, atendendo demandas da comunidade externa e da comunidade acadêmica. As oficinas e minicursos proporcionarão a comunidade e aos estudantes saberes compartilhados sobre arte, cultura e literaturas.

 

6) Projeto Farinhada Literária

Sabendo da importância de debates críticos sobre a Literatura e as Teorias Literárias, este projeto almeja servir de espaço para fomento de debates literários, lançamentos e exposições de livros, além de saraus literários voltados à difusão das artes poéticas e dos diálogos teóricos acerca da Literatura nos tempos atuais fomentando a criação e manutenção de espaços e eventos voltados à difusão do livro, da Literatura e da Poesia

 

7) Projeto Afluências

O projeto “Afluências” configura-se na criação de um espaço de reflexão sobre estética e as poéticas contemporâneas, visando o fomento de público às produções, partindo da aproximação da comunidade em geral com o pensamento acadêmico procurando estabelecer um elo de mediação entre público e produtores de arte e cultura, promovendo no âmbito acadêmico reuniões de estudo com exposição de tema/autor/obra acerca de questões relacionadas à ciência, arte e cultura, com discussão entre os envolvidos, promovendo também encontros com a exibição e discussão de filmes, documentários, curtas, contos, poesias, músicas, teatro, entre outros recursos acadêmicos e artísticos criando um momento de intercâmbio cultural e debate sobre a fruição artística e poética de obras de artes, reunindo professores, alunos, comunidade e membros de diversos grupos que circundam a produção cultural, de dentro e fora da Amazônia.

 

8) Projeto Manisfesta-se

O projeto Manifesta-se pretende viabilizar o diálogo entre a academia e as expressões mais legítimas da cultura popular e as diversas manifestações culturais, proporcionando aos acadêmicos uma interação com as condições históricas e, principalmente, culturais nas quais os mesmos estão inseridos. Visa criar um espaço de apresentação, conversa e debates sobre as manifestações culturais existentes em Rondônia e na região norte.