O que é extensão universitária?


O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

Compreende-se por extensão universitária o conjunto de atividades de caráter educativo, científico, cultural e artístico, desenvolvidos por meio de ações sistemáticas e contínuas voltadas às questões relevantes da sociedade. Essas atividades são chamadas de ações de extensão.

 

Como são classificadas as ações de extensão?

As ações de extensão são classificadas em programaprojetocursoevento prestação de serviço.

 

O que é um programa?

É um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrandos com a pesquisa e o ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

 

O que é um projeto?

É uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, sendo que o projeto pode ser vinculado, ou não, a um programa de extensão.

 

O que é um curso?

É uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

 

O que é um evento?

É uma ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Pode ocorrer sob a forma de: congresso, seminário, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo e festival.

 

O que é prestação de serviços?

É a realização de trabalho oferecido à comunidade e se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem. Observa-se que quando a prestação de serviço for oferecida como curso ou projeto de extensão deve ser registrada como tal (curso ou projeto).

 

Quais as áreas temáticas das ações de extensão?

As áreas temáticas das ações de extensão na Universidade Federal de Rondônia são:

  1. Comunicação;

  2. Cultura;

  3. Direitos Humanos e Justiça:;

  4. Educação;

  5. Meio Ambiente;

  6. Saúde;

  7. Tecnologia e Produção; e

  8. Trabalho.

 

A ação proposta pode estar vinculada à mais de uma área temática?

Sim. Uma ação pode conter uma área temática principal e uma secundária, considerando a temática da proposta.

 

Quem pode submeter ação de extensão?

Podem submeter ações de extensão docentes, técnico-administrativos em educação e discentes em pleno exercício de suas funções e atividades.

As propostas de ação de extensão devem ser apreciadas pelo Departamento de origem do Coordenador da Ação de Extensão e submetidos ao Conselho de Campus ou Núcleo; à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) ou à Câmara de Pesquisa e Extensão (CPE), em casos de ação de extensão com carga horária superior a 40 horas.

 

Que unidade é responsável pela abertura de processo para submissão de ação de extensão?

A unidade responsável pela abertura do processo é a unidade de origem da proposta.

 

Como participar de uma ação de extensão?

Você pode participar de uma ação de extensão como coordenador ou vinculando-se a uma proposta. Para vincular-se a uma proposta você deverá contactar o coordenador geral da ação, já que é a ele que cabe indicar a equipe de trabalho da ação.

 

Quem é responsável por expedir os certificados?

A emissão dos certificados das ações cadastradas institucionalmente é de responsabilidade da Diretoria de Extensão e Cultura.  Contudo, cabe ao coordenador da ação o envio das informações necessárias para a certificação.

 

Quem devo procurar em caso de dúvidas?

Em caso de dúvidas relacionadas à extensão universitária, procurar a Diretoria de Extensão e Cultura, pessoalmente ou pelo telefone: (69) 2182-2254 e pelo e-mail extensao@unir.br.